Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Que surpresa da Física em 2009?

Retirado de um site de noticias cientificas, veja as surpresas sobre a fisica nessa ano de 2009.

Há meio século atrás, a física assistiu a uma empolgante corrida em busca do primeiro laser - uma luz coerente, fortemente direccional e de frequência bem definida. O objectivo foi finalmente atingido em 1960, no meio de peripécias várias (que recordamos neste número). Porém, ao entusiasmo inicial seguiu-se uma certa perplexidade: o laser parecia ser extremamente útil, mas ninguém conseguia perceber exactamente para quê... havendo mesmo quem ironicamente falasse de "uma solução à procura de um problema".

Mas as coisas evoluíram tremendamente, e boa parte da sociedade tecnológica actual é baseada nas propriedades da luz laser. E, se hoje já não há quem duvide da utilidade destes versáteis instrumentos, os pioneiros do laser não podiam imaginar o alcance extraordinário que os cientistas estão a vislumbrar para esta forma de luz. Nesta edição da Gazeta de Física espreitamos algumas das fantásticas aplicações que os feixes laser do presente (e do futuro) tornam possíveis, desde um verdadeiro renascimento do interesse nas aplicações da mecânica quântica, como nos relatam Markus Aspelmeyer e Anton Zeilinger, passando pelas exóticas perspectivas da óptica ultra-relativista, abordadas por Marta Fajardo e Nelson Lopes, até a mecanismos inovadores para atingir fusão nuclear, conforme explica Jonathan Davies. E falamos em exclusivo com Gérard Mourou, o cientista que coordena o projecto do laser mais potente alguma vez construído.

Para já, com o ano de 2008 a dar lugar a 2009, vêm as memórias e os sonhos. Primeiro as memórias: a 10 de Setembro de 2008, às 10h25, com precisão suiça, activou-se o primeiro feixe de protões que percorreu os 27 km do anel do acelerador LHC. O Centro de Controlo do CERN revestiu-se da emoção antes só vista nas salas de Controlo da NASA. Físicos de todo o mundo vibraram com a visão de dois pontinhos cor-de-laranja num écran de computador. O LHC entrou em funcionamento!...só para... em 19 de Setembro, ter um grande soluço, provocado por uma descarga eléctrica inesperada. Um dos magnetes supercondutores aqueceu bem acima da temperatura crítica, derramando-se hélio criogénico.

Mas parece que nada insuperável aconteceu. Depois deste acidente, os esforços dos técnicos e cientistas renovam a esperança de que em 2009 o LHC entre mesmo em funcionamento. Há simplemente um atraso, só estranho ao rigor suiço. É apenas um pequeno "Large Hadron Gap", que vai decerto acabar no sucesso do "Large Hadron Rap", o fantástico clip promocional publicado em Agosto no YouTube (ver website da Gazeta de Física). Augusto Barroso, Gustavo Castelo Branco, Jorge Dias de Deus e João Seixas contam aos leitores da Gazeta o que será a era de ouro da física que o LHC traz consigo.

Resta-nos celebrar em 2008 a observação directa de exoplanetas, em Novembro, através da fotografia de 3 planetas em torno da estrela HR 8799, a 130 anos-luz do Sol, realizada pelo maior observatório do Mundo, Keck. O que nos leva ao primeiro sonho para 2009: o Ano Internacional da Astronomia e as surpresas que pode trazer.

Outra grande esperança na passagem entre 2008 e 2009 é a da nomeação do Prémio Nobel da Física, Steven Chu, para secretário de estado da energia, por Barack Obama. Obama parece reconhecer o valor da ciência e da tecnologia. No discurso feito no Grant Park de Chicago , na noite da vitória eleitoral, referindo-se a uma mulher de 106 anos que votou electronicamente, resumiu 50 anos de história com os marcos do progresso cientifico: a chegada à Lua, a interconectividade do mundo global através dos media, os computadores e a web: "Um homem pisou a Lua, um muro caíu em Berlim, o mundo ligou-se graças à nossa ciência e imaginação; e ela votou tocando com o dedo no écran". Talvez 2009 não venha a ser tão mau como muitos dizem...

Retirado de: http://aeiou.expresso.pt/que_surpresas_da_fisica_para_2009=f493986

Mande-nos sugestões, críticas, e conteúdos em: science-brasil@bol.com.br

Nenhum comentário: