Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tecnologia - Economia

Carregador universal para celular reduzirá consumo standby em 50%

Modelo aprovado pela União Internacional das Telecomunicações é micro-USB e servirá em qualquer aparelho de qualquer marca.

União Internacional das Telecomunicações (UIT) decidiu por fim a um problema que atrapalha os usuários de telefonia móvel, cria um volume imenso de lixo eletrônico e é responsável por um elevado consumo de energia: a falta de um padrão global para os carregadores de celulares.

A entidade definiu que o carregador universal padrão (UCS, pela sigla em inglês) que a indústria deverá adotar utilizará o conector micro-USB e deverá incluir ao menos o selo de 4 estrelas quanto à eficiência energética, cerca de três vezes mais do que os carregadores atuais.

Com a padronização, usuários de telefones móveis poderão usar o mesmo carregador para suprir de energia qualquer outro celular, independentemente da marca ou modelo. O resultado será uma drástica redução do volume de carregadores produzidos em todo mundo e conseqüente descarte quando o usuário adquire um modelo de celular novo e, normalmente, incompatível com o antigo carregador.

Ecologicamente correto
O carregador universal padrão foi baseado em projeto desenvolvido pela GSMA. A entidade global que representa a indústria de comunicações móveis informa que o dispositivo consumirá 50% energia elétrica do que os modelos atuais quando no modo de espera (standby). Além disso, estima-se reduzir em 51 mil toneladas o volume anual de carregadores e 13,6 milhões de toneladas a menos de gases de efeito estufa emitidos.

Em comunicado divulgado à imprensa, o diretor do bureau de padronização em telecomunicações da UIT, Malcolm Johnson afirmou que o UCS representa um passo importante na redução do impacto ambiental decorrente da carga de dispositivos móveis e que espera que carregadores universais sejam em breve adotados em outras áreas.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2009/10/26/carregador-universal-para-celular-reduzira-consumo-standby-em-50/

Física ou Filosofa?

Entraremos em uma questão, que intriga muitos, a divisão entre a nossa fé, ou creer em algo substancial a nossa existencia, perguntas complexas e relevantes sobre a nossa vida, que nos torna até imcapazes de responde-las. Pelo lado da ciência, em busca de respostas concretas, que dinamiza, e atualiza, e, sobresai com a cura, não sendo o dom do homem sobre a terra, a humanidade, mas em promover o bem.

Eis um tema complicado, irrelevante que podemos discutir. Vamos pensar e refletir sobre cada descoberta cientifica tem impacto em nossa vida direta, e indiretamento filosoficamente. As duas coisas estão andando juntas, com o pensamento de expansão e de questinamento de idéias, nos leva á uma arfimação concreta. Onde podemos nos perguntar:

- De onde viemos?
- Onde estamos?
- Para onde vamos?

Todas essas, nem a ciência, nem a fè, nem a filosofia podem dar uma teoria explicativa que faça creer cem por cento toda a humanidade, a diversidade de pensamentos que temos para questionar, nos tornar seres capazes de ir atrás da ciência para explicar certos fenômenos naturais que ocorrem em nossa vida.

Porque abordamos este tema? Pois vemos que és uma tema de total expansão de idéias, que liberta a mente do ser, para se questionar junto com a ciência, e filosofia, teorias que nos leva a um objetivo. Em prol da sociedade de achar as respostas, sem ferir a dignidade, o pensamento do homem, sem extinguir a natureza, e acaba-lá com suas tecnologias desenvolvidas par ter acesso ao poder do mundo.

Questione-se, isso o torna um verdadeira cientista, e filósofo de sua vida!