Estamos agora no Twitter (www.twitter.com/sciencebrasil). Demoramos para estar na febre do Twitter, quer saber de informações rápidas, acesse-lá, e podemos trocar informações cientificas sobre o mundo da ciência. Estamso evoluindo aos poucos, tambéms publicaremos uma matèria sobre o twitter, o seu momento, e o que esta revolucionando os sites de relacionamentos, como o Faccebock, o Orkut, Flikr e entre outros.
Fique ligado, a Campus Party 2010, já está vendendo ingressos para os campuseiros da nova temporada.
Carregador universal para celular reduzirá consumo standby em 50%
Modelo aprovado pela União Internacional das Telecomunicações é micro-USB e servirá em qualquer aparelho de qualquer marca.
União Internacional das Telecomunicações (UIT) decidiu por fim a um problema que atrapalha os usuários de telefonia móvel, cria um volume imenso de lixo eletrônico e é responsável por um elevado consumo de energia: a falta de um padrão global para os carregadores de celulares.
A entidade definiu que o carregador universal padrão (UCS, pela sigla em inglês) que a indústria deverá adotar utilizará o conector micro-USB e deverá incluir ao menos o selo de 4 estrelas quanto à eficiência energética, cerca de três vezes mais do que os carregadores atuais.
Com a padronização, usuários de telefones móveis poderão usar o mesmo carregador para suprir de energia qualquer outro celular, independentemente da marca ou modelo. O resultado será uma drástica redução do volume de carregadores produzidos em todo mundo e conseqüente descarte quando o usuário adquire um modelo de celular novo e, normalmente, incompatível com o antigo carregador.
Ecologicamente correto O carregador universal padrão foi baseado em projeto desenvolvido pela GSMA. A entidade global que representa a indústria de comunicações móveis informa que o dispositivo consumirá 50% energia elétrica do que os modelos atuais quando no modo de espera (standby). Além disso, estima-se reduzir em 51 mil toneladas o volume anual de carregadores e 13,6 milhões de toneladas a menos de gases de efeito estufa emitidos.
Em comunicado divulgado à imprensa, o diretor do bureau de padronização em telecomunicações da UIT, Malcolm Johnson afirmou que o UCS representa um passo importante na redução do impacto ambiental decorrente da carga de dispositivos móveis e que espera que carregadores universais sejam em breve adotados em outras áreas.
Entraremos em uma questão, que intriga muitos, a divisão entre a nossa fé, ou creer em algo substancial a nossa existencia, perguntas complexas e relevantes sobre a nossa vida, que nos torna até imcapazes de responde-las. Pelo lado da ciência, em busca de respostas concretas, que dinamiza, e atualiza, e, sobresai com a cura, não sendo o dom do homem sobre a terra, a humanidade, mas em promover o bem.
Eis um tema complicado, irrelevante que podemos discutir. Vamos pensar e refletir sobre cada descoberta cientifica tem impacto em nossa vida direta, e indiretamento filosoficamente. As duas coisas estão andando juntas, com o pensamento de expansão e de questinamento de idéias, nos leva á uma arfimação concreta. Onde podemos nos perguntar:
- De onde viemos? - Onde estamos? - Para onde vamos?
Todas essas, nem a ciência, nem a fè, nem a filosofia podem dar uma teoria explicativa que faça creer cem por cento toda a humanidade, a diversidade de pensamentos que temos para questionar, nos tornar seres capazes de ir atrás da ciência para explicar certos fenômenos naturais que ocorrem em nossa vida.
Porque abordamos este tema? Pois vemos que és uma tema de total expansão de idéias, que liberta a mente do ser, para se questionar junto com a ciência, e filosofia, teorias que nos leva a um objetivo. Em prol da sociedade de achar as respostas, sem ferir a dignidade, o pensamento do homem, sem extinguir a natureza, e acaba-lá com suas tecnologias desenvolvidas par ter acesso ao poder do mundo.
Questione-se, isso o torna um verdadeira cientista, e filósofo de sua vida!
Hoje sabemos mais do que nunca, a importancia sobe a emissao de CO2, os dados cientificos mostrados são preocupantes, temos alto nível de emissão de CO2. Montadoras estão investindo pesado nessas tecnologias para uma melhoria contínua, e mudança de emissão.
Olá seguidores do Physical Science Brasil! Estamos entrando em um tema muito interessante, onde gosto de discutir, e que é muito interessante no meu ponto de vista, e claro é um tema muito preocupante, pois prejudicara, e nos preservara futuramente. Ha tempos que esse tema é discutido, mas autoridades governamentas, e a população, não se motiva com este assunto. Agora que a terra esta a dentro de um forno a lenha como se fosse uma pizza, as pessoas estao se preocupando, por causa do calor, que estão percebendo.
Nada como nos arriscar em jogar um papel, embalagens, e preservar o meio ambiente, para que o mundo possa proseguir com segurança e desenvolvimento sustentave, pois até nossas gerações futuras sofreram com este problema. O que me preocupa neste tema, é que a base para as proximas gerações tomarem consciencia do assunto, é na educação, na escola onde todos devem aprender como lidar para cuidar da nossa casa chamada 'terra'. Más isso já esta sendo feito, mas é um processo muito longo, demorado, pois o assunto é recente, e as consequencias estão acontecendo muito rápido. O processo de informação, é tão rápido quanto a velocidade da luz 'exemplo claro'!. Mas todos sabem do que a nossa casa está fervilhando, e muitos não pensam nisso. Por isso pessoal, peço que todos se conscientize sobre o tema. - Na postagem passada falamos sobre o funcionamento da memoria de um computador, e hoje estamos com um tema diferente, onde levaremos a mente humana a processar como um computador, com muitas informações de conscientização, e de melhoria na nossa qualidade de vida.
Na proxima edição de 'HowStuffWorks' será:
Como funciona o átomo?
- Para o tema de aquecimento global, é muito interessante pesquisarmos, por isso não colocaremos nenhuma sintese de informações, no Physical falaremos aos poucos sobre o tema.
Olá a todos! Estamos de volta com o Phisical Science Brasil! Estamos agora com novos conteudos, e postagens bem interessantes. Os contedudos de 'como funciona', é cedido pelo How Stuff Works.
Elementos básicos da memória de computador:
Apesar da memória ser, tecnicamente, qualquer forma de armazenamento eletrônico, o termo é usado com freqüência para identificar formas de armazenamento rápido e temporário. Se a CPU de seu computador precisasse acessar constantemente o disco rígido para recuperar todas as porções de dados que necessitasse, com certeza operaria vagarosamente. Quando a informação é mantida na memória, a CPU pode acessar os dados com mais rapidez. A maioria das formas de memória são destinadas à armazenagem temporária de dados.
Como você pode ver na figura acima, a CPU acessa a memória de acordo com uma hierarquia distinta. Vinda do armazenamento de dados permanente (disco rígido) ou da entrada de dados (teclado), a maioria das informações vai primeiro para a memória de acesso aleatório (RAM). A CPU, então, armazena as partes dos dados que precisará acessar com freqüência no cache, e mantém certas instruções especiais em registrador. Sobre os caches e registradores, falaremos mais adiante.
Todos os componentes no seu computador, como a CPU, o disco rígido e o sistema operacional, trabalham juntos como um time. Nele, a memória desempenha uma das funções essenciais. Desde o momento em que o computador é ligado até a hora de desligá-lo, a sua CPU está constantemente usando a memória. Vamos ver um cenário típico:
você liga o computador;
o computador carrega os dados da memória apenas de leitura (ROM) e executa um auto-teste de energia (POST - Power-On Self Test) para ter certeza de que a maioria dos componentes principais está funcionando corretamente. Uma parte desse teste, o controle de memória, checa todos os endereços de memória com um rápido processo de leitura/escrita, operação executada para certificar-se de que não há erros nos chips de memória. Esse processo permite que os dados sejam gravados em um bit e então lidos a partir desse bit;
o computador carrega o sistema básico de entrada/saída (BIOS - Basic Input/Output System) da memória ROM. A BIOS fornece a maioria das informações básicas sobre os dispositivos de armazenamento, seqüência de boot, segurança, plug-and-play (auto reconhecimento de dispositivo), capacidade e alguns outros itens;
o computador carrega o sistema operacional (SO) do disco rígido no sistema de memória RAM. Geralmente, as partes críticas do sistema operacional são mantidas na memória RAM enquanto o computador é ligado. Isso permite que a CPU tenha acesso imediato ao sistema operacional, o que aumenta a performance e a funcionalidade do sistema como um todo;
quando você abre um aplicativo, ele é carregado na memória RAM. Para preservar o uso dessa memória, muitos aplicativos são carregados, inicialmente apenas em suas partes essenciais, sendo outras partes carregadas conforme a necessidade;
depois que um aplicativo está carregado, qualquer arquivo aberto para uso no aplicativo é carregado na memória RAM;
quando você salva um arquivo e fecha o aplicativo, o arquivo é gravado no disco de armazenamento e, então, ele e o aplicativo são removidos da memória RAM.
Como observado na lista acima, cada vez que algo é carregado ou aberto é então colocado na memória RAM. Isso significa que eles são simplesmente colocados na área temporária de armazenamento do seu computador, para que a CPU possa acessar a informação mais facilmente. A CPU requisita os dados de que necessita da memória RAM. Novos dados, que já foram processados e gravados, voltam para a RAM em um ciclo contínuo. Na maioria dos computadores, essa troca de dados entre a CPU e RAM acontece milhões de vezes por segundo. Quando os aplicativos são fechados, eles e outros arquivos relacionados são normalmente removidos (deletados) da memória RAM, para dar lugar a novos dados. Se os arquivos alterados não forem salvos em uma unidade de armazenamento permanente antes de serem removidos, serão definitivamente perdidos.
Uma questão comum sobre computadores de mesa (desktops)é: "por que o computador precisa de tantos sistemas de memória"?
Para que tantas memórias? A resposta para essa pergunta pode lhe ensinar muito sobre o assunto!
CPUs rápidas e potentes precisam de acesso ágil e fácil a uma grande quantidade de dados para maximizar sua performance. Se a CPU não pode pegar os dados de que precisa, ela literalmente pára e espera por eles. As CPUs modernas com velocidade na faixa de 1 gigahertz podem manipular uma grande quantidade de dados, potencialmente bilhões de bytes por segundo. O problema enfrentado pelos projetistas é que uma memória capaz de acompanhar a velocidade de uma CPU de 1 gigahertz é extremamente cara para a comercialização em grandes quantidades.
Os projetistas têm resolvido o problema de custo por meio das "camadas" de memória, usando memória cara em pequenas quantidades e então reforçando-a com grandes quantidades de memória mais baratas.
A forma mais barata de memória de leitura/escrita, amplamente utilizada hoje, é o disco rígido. Os discos rígidos fornecem grandes quantidades de armazenamento permanente e barato. Você pode comprar discos rígidos a um custo de centavos por megabyte, porém, pode levar um bom tempo (aproximadamente um segundo) para ler um megabyte do disco rígido. Devido ao espaço de armazenamento em um disco rígido ser tão barato e abundante, ele representa o estágio final da hierarquia da memória da CPU, chamado memória virtual.
O próximo estágio da hierarquia é a memória RAM. Esse assunto é discutido em detalhes no artigo Como funciona a memória RAM, no entanto, muitos pontos sobre ela são importantes aqui.
O tamanho em bit de uma CPU lhe diz quantos bytes de informação ela pode acessar da RAM ao mesmo tempo. Por exemplo, uma CPU de 16 bits pode processar 2 bytes ao mesmo tempo (1 byte = 8 bits, então 16 bits = 2 bytes), uma de 32 bits pode processar 4 bytes e uma CPU de 64 bits pode processar 8 bytes ao mesmo tempo.
Gigahertz (MHz) é a atual medida de velocidade de processamento da CPU (ciclo de clock) em milhões por segundo. Assim, um Core i7 de 64 bits e 3,2 GHz pode processar potencialmente 8 bytes simultaneamente em cada um dos seus quatro núcleos, 76 milhões de vezes por segundo, possivelmente fortemente baseado no pipelining (arquitetura do processador que permite a execução de inúmeras atividades ao mesmo tempo). O objetivo do sistema de memória é encontrar alguns desses requisitos.
Sozinho, o sistema de memória RAM do computador não é rápido o suficiente para estar compatível com a velocidade da CPU. É por isso que ele precisa de um cache (discutido mais adiante). Entretanto, quanto mais rápida a memória RAM, melhor. A velocidade de leitura/escrita é tipicamente proveniente do tipo de memória RAM usada como DRAM, SDRAM, RAMBUS.
Primeiro, vamos falar sobre o sistema RAM.
O Sistema RAM.
A velocidade do sistema de memória RAM é controlada pela largura do barramento (bus) e pela velocidade de barramento. A largura de barramento se refere ao número de bits que podem ser enviados à CPU simultaneamente, e a velocidade de barramento se refere ao número de vezes que um grupo de bits pode ser enviado a cada segundo. Um ciclo de barramento
ocorre toda vez que dados trafegam da memória para a CPU.
Por exemplo, um barramento de 100 MHz e 32 bits é teoricamente capaz de enviar 4 bytes (32 bits divididos por 8 = 4 bytes) de dados para a CPU, 100 milhões de vezes por segundo, enquanto um barramento de 66Mhz e 16 bits pode enviar 2 bytes de dados, 66 milhões de vezes por segundo. Se você fizer as contas, descobrirá que simplesmente mudando a largura de barramento de 16 bits para 32 bits e a velocidade de 66 MHz para 100 MHz, por exemplo, permitirá que três vezes mais dados (400 milhões de bytes contra 132 milhões de bytes) passem através da CPU a cada segundo.
Na realidade, a memória RAM raramente opera em velocidade otimizada. A latência muda a equação radicalmente. Ela se refere ao número preciso de ciclos de clock necessários para ler um bit de informação. Como exemplo, a RAM com taxa de 100 MHz é capaz de enviar um bit em 0,00000001 segundos, mas pode levar 0,00000005 segundos para começar o processo de leitura do primeiro bit. Para compensar a latência, a CPU usa uma técnica especial chamada modo burst.
O modo burst depende da expectativa de que os dados requisitados pela CPU serão armazenados em células seqüenciais de memória. O controlador de memória antecipa que qualquer trabalho que a CPU esteja realizando continue a vir da mesma série de endereços de memória, de modo que ela leia vários bits de dados consecutivos em conjunto. Isso significa que somente o primeiro bit está sujeito ao efeito total da latência; ler bits sucessivos leva significativamente menos tempo. A taxa do modo burst da memória é normalmente expresso como quatro números separados por traços. O primeiro número informa o número de ciclos de clock necessários para começar a operação de leitura; o segundo, o terceiro e o quarto mostram quantos ciclos são necessários para ler cada bit consecutivo em uma linha, também conhecida como wordline. Por exemplo: 5-1-1-1 dizem a você que leva 5 ciclos para ler o primeiro bit e um ciclo para cada bit depois dele. Obviamente, quanto menores estes números, melhor é a performance da memória.
O modo burst é freqüentemente usado com o pipelining, outro meio de minimizar os efeitos da latência. O pipelining organiza a recuperação dos dados em um tipo de processo de linha de montagem. O controlador de memória lê, simultaneamente, uma ou mais palavras da memória, envia a palavra ou as palavras atuais para a CPU e grava uma ou mais palavras nas células de memória. Usados em conjunto, o modo burst e o pipelining podem reduzir drasticamente o atraso causado pela latência.
Então, por que você não compraria a memória maior e mais rápida possível? A velocidade e o tamanho do barramento de memória devem ser compatíveis com o barramento do sistema. Você pode usar a memória designada para trabalhar a 100 MHz em um sistema de 66 MHz, mas ela vai funcionar a uma velocidade de barramento de apenas 66 MHz, não trazendo, portanto, nenhuma vantagem. Além disso, uma memória de 32 bits não caberia em um barramento de 16 bits.
Mesmo com um barramento grande e rápido, os dados demoram mais para irem da placa de memória à CPU do que a CPU pode processar os dados. É nesse contexto que surge a idéia da memória cache.
Matéria de: HowStuffWorks - http://informatica.hsw.uol.com.br/memoria-do-computador.htm
Vamos falar um de umas das partes mais complexas do nosso corpo humano, o cérebro, mas o que ele têm a ver com a física? Tudo, na verdade, vamos apreender um pouco mais sobre o nosso cérebro, que ele é a fonte onde gera todas as informações, faz com que geram todos os movimentos de nosso corpo, e é a capacidade também de gerar os nossos pensamentos, e sentimentos.
O cerébro humano é capaz de realizar tudo que pedimos, como também nos animais, é ele na verdade que avisa, se estamos doentes, com fraturas, e até mesmo com problemas em nosso organismo. O cérebro nos conecta inteiramente com o nosso corpo, assim como um sistema, ele é um dos sistemas mais complexos que existem em nosso corpo. Vamos saber sobre o que ele faz, quais são as suas capacidades, e vamos entender como ele nos transmite essas informações.
Falaremos no Science Brasil, um pouco do saber, o que leva as pessoas a quererem saber de tantas coisas? E o que leva as pessoas a quererem saber de nada, umas com muita informação, outras com quase nada, é por isso que hoje me preocupa esse assunta, a informação, falta de conteúdo, más conteúdo é o que mais se têm, informação é oque mais se têm, vemos o grande avanço tecnologico, a web, a televisão, os jornais, as revistas, o rádio, enfin, todos os meios de comunicação estão carregados de informações, o que leva o ser humano, querer e não querer absorvê-lás? Por isso que muitos jovens de hoje, não estão tão cheios de informações, más de informações de grande importância, informações, e querer o saber, de politica, o mundo, a crise, o estudo, o seu futuro, hoje com os avanços tecnologicos, grande percentagen dos jovens têm grande intelecto para desenvolver váriados assuntos globais. Isso também desenvolve-se uma maneira de educação familiar, a educação também o leva a querer saber mais, como também a cultura local, de sua origem, por isso a grande preocupação com as futuras gerações é grande. A internet é um leque infinito de informações, para absorvê-las, basta querer a vontade, a curiosidade, e o querer saber, saber algo mais nunca é demais.
Por isso que vamos falar da inteligência, o intelecto humano, o funcionamento de nosso poderoso cérebro, ele que é o nosso disco rígido principal, o que nos faz sentir prazer, emoção, adrenalina, e a curiosidade para querer o saber, e absorvê-la. Mas como disse, não é somente querer ter a curiosidade de saber, e sim uma forma de educação e cultura, ou até mesmo um interesse próprio que acabamos adquirindo.
Vamos falar bastante de informações, e o que a ciência explica sobre essa forma de querer saber, o que o nosso cérebro faz, reage quando temos curiosidades? Para isso vamos saber mais!
Para sugestões, mande-nos um e-mail para: science-brasil@bol.com.br
Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.[4] Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir idéias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma idéia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.
Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872).
nquanto Darwin ainda estava em viagem, Henslow cuidadosamente cultivou a reputação de seu antigo pupilo fornecendo a vários naturalistas os espécimes fósseis e cópias impressas das descrições geológicas que Darwin faziaQuando o Beagle retornou em 2 de outubro de 1836, Darwin era uma celebridade no meio científico. Ele visitou a sua casa em Shrewsbury e descobriu que seu pai havia feito vários investimentos de forma que Darwin pudesse ter uma vida tranqüila. Mais que isto, ele poderia ter uma carreira científica autofinanciada. Darwin foi então a Cambridge e convenceu Henslow a fazer descrições botânicas das plantas que ele havia coletado. Depois se dirigiu a Londres onde procurou os melhores naturalistas para descrever as suas outras coleções de forma a poder publicá-las posteriormente. Um entusiasmado Charles Lyell encontrou Darwin em 29 de outubro e o apresentou ao jovem e promissor anatomista Richard Owen. Depois de trabalhar na coleção de ossos fossilizados de Darwin no Royal College of Surgeons, Owen surpreendeu a todos ao revelar que alguns dos ossos eram de tatus e preguiças gigantes extintas. Isto melhorou a reputação de Darwin. Com a ajuda entusiasmada de Lyell, Darwin apresentou seu primeiro artigo na Geological Society de Londres em 4 de janeiro de 1837, afirmando que a massa terrestre da América do Sul estava se erguendo lentamente. No mesmo dia, Darwin apresentou seus espécimes de mamíferos e aves à Zoological Society
Retirado de um site de noticias cientificas, veja as surpresas sobre a fisica nessa ano de 2009.
Há meio século atrás, a física assistiu a uma empolgante corrida em busca do primeiro laser - uma luz coerente, fortemente direccional e de frequência bem definida. O objectivo foi finalmente atingido em 1960, no meio de peripécias várias (que recordamos neste número). Porém, ao entusiasmo inicial seguiu-se uma certa perplexidade: o laser parecia ser extremamente útil, mas ninguém conseguia perceber exactamente para quê... havendo mesmo quem ironicamente falasse de "uma solução à procura de um problema".
Mas as coisas evoluíram tremendamente, e boa parte da sociedade tecnológica actual é baseada nas propriedades da luz laser. E, se hoje já não há quem duvide da utilidade destes versáteis instrumentos, os pioneiros do laser não podiam imaginar o alcance extraordinário que os cientistas estão a vislumbrar para esta forma de luz. Nesta edição da Gazeta de Física espreitamos algumas das fantásticas aplicações que os feixes laser do presente (e do futuro) tornam possíveis, desde um verdadeiro renascimento do interesse nas aplicações da mecânica quântica, como nos relatam Markus Aspelmeyer e Anton Zeilinger, passando pelas exóticas perspectivas da óptica ultra-relativista, abordadas por Marta Fajardo e Nelson Lopes, até a mecanismos inovadores para atingir fusão nuclear, conforme explica Jonathan Davies. E falamos em exclusivo com Gérard Mourou, o cientista que coordena o projecto do laser mais potente alguma vez construído.
Para já, com o ano de 2008 a dar lugar a 2009, vêm as memórias e os sonhos. Primeiro as memórias: a 10 de Setembro de 2008, às 10h25, com precisão suiça, activou-se o primeiro feixe de protões que percorreu os 27 km do anel do acelerador LHC. O Centro de Controlo do CERN revestiu-se da emoção antes só vista nas salas de Controlo da NASA. Físicos de todo o mundo vibraram com a visão de dois pontinhos cor-de-laranja num écran de computador. O LHC entrou em funcionamento!...só para... em 19 de Setembro, ter um grande soluço, provocado por uma descarga eléctrica inesperada. Um dos magnetes supercondutores aqueceu bem acima da temperatura crítica, derramando-se hélio criogénico.
Mas parece que nada insuperável aconteceu. Depois deste acidente, os esforços dos técnicos e cientistas renovam a esperança de que em 2009 o LHC entre mesmo em funcionamento. Há simplemente um atraso, só estranho ao rigor suiço. É apenas um pequeno "Large Hadron Gap", que vai decerto acabar no sucesso do "Large Hadron Rap", o fantástico clip promocional publicado em Agosto no YouTube (ver website da Gazeta de Física). Augusto Barroso, Gustavo Castelo Branco, Jorge Dias de Deus e João Seixas contam aos leitores da Gazeta o que será a era de ouro da física que o LHC traz consigo.
Resta-nos celebrar em 2008 a observação directa de exoplanetas, em Novembro, através da fotografia de 3 planetas em torno da estrela HR 8799, a 130 anos-luz do Sol, realizada pelo maior observatório do Mundo, Keck. O que nos leva ao primeiro sonho para 2009: o Ano Internacional da Astronomia e as surpresas que pode trazer.
Outra grande esperança na passagem entre 2008 e 2009 é a da nomeação do Prémio Nobel da Física, Steven Chu, para secretário de estado da energia, por Barack Obama. Obama parece reconhecer o valor da ciência e da tecnologia. No discurso feito no Grant Park de Chicago, na noite da vitória eleitoral, referindo-se a uma mulher de 106 anos que votou electronicamente, resumiu 50 anos de história com os marcos do progresso cientifico: a chegada à Lua, a interconectividade do mundo global através dos media, os computadores e a web: "Um homem pisou a Lua, um muro caíu em Berlim, o mundo ligou-se graças à nossa ciência e imaginação; e ela votou tocando com o dedo no écran". Talvez 2009 não venha a ser tão mau como muitos dizem...
Retirado de: http://aeiou.expresso.pt/que_surpresas_da_fisica_para_2009=f493986
Mande-nos sugestões, críticas, e conteúdos em: science-brasil@bol.com.br
Se você gosta do espaço, e têm vontade de experimentar a gravidade zero, participe do concurso do National Geographic Channel, responda as perguntas sobre o espaço, lógica, conhecimento, e cálculos. O ganhador, irá até os EUA, para sentir a gravidade zero vivida pelos astronautas em órbita. Para conseguir tem que passar por 3 etapas, 1ª para capitão, 2ª para comandande e a 3ª para astronauta, você têm que ter 5 estrelas, tem que treinar bastante para conseguir as estrelas, para isso é nessecario realizar um cadastro no site do National Geographic, colocando o seu e-mail, nome, e pais, e pronto! Você pode participar desta aventura, para se cadastrar no site, então acesse: http://natgeo.uol.com.br/br/register/
Para iniciar a aventura, acesse: http://natgeo.uol.com.br/especiais/mes-do-espaco/concurso/
Então participe, e teste os seus conhecimentos, e concorra a uma viagem a gravidade zero, nós do Physical Science Brasil, falaremos em detalhes sobre a gravidade zero, a sua experiência, e os maleficios do efeito.
Mande-nos sugestões, opniões, e conteúdos em: science-brasil@bol.com.br
Falaremos um pouco da vida do grande físico e filosofo Isaac Newton.
Newton nasceu em Woolsthorpe, poucas semanas depois da morte do seu pai, provavelmente em dezembro de 1642. Sua mãe, Hannah Ayscough Newton, passou, então, a administrar a propriedade rural da família. A situação financeira era estável, e a fazenda garantia um bom rendimento. Ainda bebê, foi levado para Woolsthorpe, onde foi criado por seus avós, já que sua mãe havia casado-se novamente com um pastor, de nome Barnabas Smith. Tudo leva a crer que o jovem Isaac Newton teve uma infância muito triste e bastante solitária, pois laços afetivos entre ele e seus tios, primos, irmãos e até mesmo os avós não são encontrados como algo verdadeiro. Um ser de personalidade fechada, introspectiva e de temperamento difícil: assim era Newton, que, embora vivesse em uma época em que a tradição dizia que os homens cuidariam dos negócios de toda a família, nunca demonstrou habilidade ou interesse para esses tipos de trabalho. Por outro lado, pensa-se que ele passava horas e horas sozinho, observando as coisas e construindo objetos. Parece que o único romance de que se tem notícia na vida de Newton tenha ocorrido com uma certa senhorita Storer, embora isso não seja comprovado. Newton e os primeiros passos na escola
Especula-se que Newton estudou latim, grego e a Bíblia. Alguns sites destacam a idéia de que era um aluno bem mediano, até que uma cena de sua vida mudou isso: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno de classe e de todo o prédio escolar
Mande para nós sobre sua história em: science-brasil@bol.com.br
A Campus Party 2009, chega ao fim, com o maior sucesso, graças aos campuseiros, que conseguiram realizar essa maior festa da internet mundial, todos agradecem, e agradeceram aos organizadores, ao governo federal, do estado, e pela Telefonica, que teve uma realização com equipamentos de ponta, trazendo para todos.
Durante sete dias 6.655 campuseiros e milhares de pessoas que visitaram a área aberta ao público protagonizaram um impressionante encontro entre todas as forças que movem a internet e as novas tecnologias no Brasil. Um momento histórico integrando inovação, criatividade e muita troca de conhecimento.
Queremos agradecer com carinho o entusiasmo de todos que nos ajudaram a construir esta festa! Governos, empresas, terceiro setor, meios de comunicação e principalmente vocês, campuseiros, que transformaram este sonho em realidade. Agora partimos para outros países, onde milhares de internautas esperam ansiosos o momento de viver a Campus Party.
Nesta edição do evento tivemos a hontra de receber no Centro Imigrantes, em São Paulo, internautas de todos os 27 estados brasileiros e de outros 21 países. A todos deixamos um agradecimento especial pela participação nessa grande festa!
Retirado de: http://www.campus-party.com.br/blogoficial/
Para sugestões, mande nos um e-mail para: science-brasil@bol.com.br
Recorde nacional de overclocking é quebrado na Campus Party
O uso do nitrogênio líquido não é para qualquer situação: o fluido pode causar o congelamento rápido do tecido vivo, a, no mínimo, -120ºC. Porém neste sábado, dia 24, os participantes da área de Modding da Campus Party Brasil 2009 precisaram de 50 litros da substância para quebrar o recorde nacional de overclocking – técnica que pretende fazer com que o computador chegue ao seu rendimento máximo, acima do estipulado pelo fabricante.
Resfriando um Intel Core 2 Duo E8400 a -106ºC, eles aumentaram a velocidade do processador de 3 Gigahertzs para 5,6 Gigahertzs e atingiram a marca de 8,6 segundos no tempo de cálculo do número Pi (π) com 1 milhão de casas decimais. As diversas tentativas de chegar a esse número levaram mais de duas horas, em um constante reinício do sistema e modificações nas configurações. No ano passado, o recorde foi de 9,2 segundos em um processador que atingiu 5 Gh.
“A partir de 4,5 Gh, a vida útil do processador já começa a diminuir, por isso recomendamos que, em situações normais, as pessoas só aumentem em 10% a velocidade. Aqui é diferente: estamos tentanto o recorde. É algo extremo. Não estamos preocupados com a durabilidade da máquina”, explica Alexandre Zilbert, integrante da equipe BR-OCTeam. No lugar de nitrogênio líquido, o resfriamento no overclocking pode ser feito com ar frio ou água. “Todo mundo pode fazer em casa, se quiser”.
O recorde mundial é de 6,5 segundos de cálculo do Pi em um processador que chegou à velocidade de 6,8Gh. “O equipamento é importado e o custo de cada tentativa é bem alto, mas a idéia é ir melhorando e quebrar mais recordes”, finaliza Zilbert. Alguém se habilita?
Encerrando mais um Campus - Party 2009, assim com o fim do evento sendo o ultimo dia dia hoje, 25 de Janeiro de 2009, o Campus - Party vai se despedindo de seus campuseiros e visitantes que foram ao mega evento tecnologico, deixando grandes novidades, uma delas, é a Telefonica com o seu novo Speedy, o Speedy Xtreme, com velocidades de 8 mg à 30 MG de velocidade, uma revolução na fibra optica, nós já falamos sobre a fibra optica: http://science-brasil.blogspot.com/2008/11/optica.html A Telefonica informou que mais de 100 cidades na capital está dispoivel o serviço, como também em Santo André, São Bernado do Campo e etc. Fomos até o evento no dia 24 (sabado), temos algumas imagens sobre o evento, apesar de não estar tão cheio, grande parte dos campuseiros, já estavam se despedindo do evento no sábado.
Uma das partes mais interessantes do CP, é a aea de robotica, onde todos montam, criam robos, fazem competições, e montagens.
Mande fotos, vídeos, para postarmos em nosso blog, mande para: science-brasil@bol.com.br
O Campus Party, está a todo vapor, neste ano com novas tecnologias, e mais bancadas de entretenimento, iremos publicar algumas fotos do evento no dia 24/01/2009 (sabado), para ter mais detalhes do evento, assim proporcionando informações mais detalhadas para aqueles que não puderem ir ao campus.
A Telefonica, maior empresa de telecomunicações, e internet do Brasil, está sendo a principal patroninadora do evento, além da ajuda do Governo do Estado de São Paulo, onde o govvernador de São Paulo José Serra, esteve no evento junto com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o evento encerra no dia do aniversario da cidade, fazendo 455 anos, assim a prefeitura juntamente com o governo do estado, preparou varios eventos gratuitos, uma boa é o museu da lingua portuguesa, que sera gratuito nesse domingo (25 de janeiro), assim possibilitando de todas as pessoas a participarem. O Campus Party, que já vimos que esta sendo um dos maiores eventos, vai prometer muito mais no ano de 2010, pelas perspectivas dos organizadores do evento.
Iniciou na terça-feira (20 de janeiro), mais uma edição do CAMPUS PARTY 2009, um dos maiores eventos de tecnologia e internet do mundo, chamada como "Feira dos Nerds", ou como "Fast of Geeks", tendo em vista grande volume de participantes, e de "campuseiros" (são os que acampam durante todo o evento, que levam seus PC's para participarem do mega evento). Com internet de alta velocidade, sendo a mais rápida do mundo com 10GB e patrocinios como da Telefonica Speedy que esta patrocinando inclusive essa alta velocidade jamais usada.
Para entrar na feira, é gratuito, mediante a apresentação do convite, que é disponibilizado no site do evento. Acesse: www.campus-party.com.br
Nessa semana, as areas de robótica, está fazendo o maior sucesso com os lançamentos de novas tecnologias, como palestras, e também areas de conhecimento, pessoas do país inteiro, está e estaram prestigiando essa festa, como também do mundo todo, para os fanaticos em tecnologia. O que mas se destaca nessa edição de 2009, é o ano da astronimia no campus party 2009.
Astronomia
Em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia, resolvemos dar um super presente ao público visitante, levando para a área Expo todas as atividades de Astronomia planejadas para a Campus Party. Além de uma belíssima exposição sobre o tema, os visitantes vão poder vasculhar os céus de São Paulo e do mundo através de um mini-planetário especialmente montado para o evento.Stands e LoungesOs patrocinadores e parceiros da Campus Party Brasil 2009 prepararam para o público uma verdadeira viagem pelo mundo das novas tecnologias, da diversão e do entretenimento. Através de stands, lounges e instalações, os visitantes vão encontrar no Centro Imigrantes um verdadeiro show de inovação em diversas áreas do conhecimento. Você é nosso convidado!! Imprima o aqui o convite que dá acesso gratuito a área Expo da Campus Party Brasil 2009, reúna sua família e divirta-se com o futuro!!
Dica: Uma dica importante, vá ao Campus Party 2009, de metrô, localizado na Bienal dos Imigrantes na Rod. dos Imigrantes, a melhor forma é ir de metrô, descendo no metro Jabaquara, um ônibus gratuito leva ao evento. e uma boa diversão, que envolve tecnologia, informatica, e física!!!
Caros leitores, e estudiosos pela nossa Física, iniciaremos o nosso ano de 2009, com vários assuntos envolvendo todas as areas da física, assim como também abordando assuntos atuais, e de que podem também gerar dúvidas, entre todos os estudantes.
Pois em 2009, vamos todos juntos entender, apreender, e se informar com os fenômenos e as leis da física, pois todos nós a desafiamos, e a colocamos a prova, então, um FELIZ e ótimo 2009 a todos, e aos estudos, e bons conhecimentos, e que todos usufruam e compartilhe informações.